Líder Desenvolvendo Líderes

Search
Close this search box.

Setembro amarelo: Quem cuida de quem cuida?

Líderes devem cuidar dos seus. Falei sobre a relação do cuidado ante à exigência no último artigo que escrevi por aqui. Vivemos tempos difíceis, pós-pandêmicos, tudo está de cabeça para baixo. A saúde mental se tornou pauta nas empresas, e que bom. Em setembro, mês de prevenção ao suicídio, que continuemos falando sobre isso. Deve ser pauta o ano todo.

Meu questionamento hoje é: o líder deve, sim, cuidar. Mas quem cuida de quem cuida? Líderes também precisam ser cuidados. Também vivem angústias e questões pessoais; também sofrem as consequências de uma pandemia avassaladora. As empresas estão preparadas para compreender as angústias de suas lideranças? Lideranças podem ser frágeis? E se não puderem, onde enfiam algo inerente à realidade humana, a fragilidade?

Assumir a fragilidade –particular de cada um– é uma forma de encontrar o melhor jeito de cuidar dela. Não existe super-homem, mulher-maravilha, e tratar das pessoas como tais seres inquebrantáveis é um erro crasso. Todo mundo quer ser super. Mas seres humanos precisam de cuidados. Precisam compreender suas próprias demandas emocionais, precisam olhar para si. Não devem absorver todas as angústias de seus liderados sem espaço para extravasar as suas. Cuidar da saúde mental não é gap; não é fraqueza, nem bobagem.

Você, líder, que de todos cuida, olhe para si como se fosse um de seus liderados. O que você diria a si mesmo? Como acolheria suas dores? Quais são suas dores? Não fuja do que lhe atormenta em algum lugar, porque essa fuga vai virar um encontro grandioso em algum momento. De proporções talvez incontroláveis. Está tudo bem não ter o controle de tudo. Está tudo bem ter medo. Anseio. Angústia. Está tudo bem precisar de colo às vezes.

Se olhe com a empatia com a qual você deve olhar para os membros da sua equipe. Se afague, se abrace, com tudo que lhe atormenta. Ser líder é, também, reconhecer que precisa ser cuidado. Não só em setembro, mas o ano todo.

Publicações Relacionadas

Whatsapp