A verdadeira moral da história da Branca de Neve brilhantemente apresentada pelo psicanalista e mentor Homero Reis é uma importante reflexão: em quem você se transforma quando alguém diz o que você não quer ouvir? Enquanto o espelho dizia à madrasta que era ela a mulher mais bonita da existência, não havia problemas. A vida seguia em paz para todos naquele reino, inclusive para a Branca de Neve.
Quando o espelho, então, revelou a ela que existia, sim, uma mulher mais bela, tudo mudou: a madrasta virou bruxa, contratou um caçador e tocou o terror no reino. Não vou entrar no mérito da rivalidade feminina, esse mito estimulado pela sociedade para que mulheres se vejam sempre como inimigas. Foquemos na questão trazida pelo professor. E você? Em que se transforma quando ouve que não é um bom líder? Um bom pai? Um bom filho? Um bom profissional?
Por que as reuniões de feedback são tão assustadoras se são nelas que a gente entende onde pode melhorar? Quando a gente é criança, são os ensinamentos de quem nos cria que fazem com que a gente entenda o que é certo ou errado. Nem me refiro à questão moral da coisa, mas ao que pode ou não nos machucar. Dedo na tomada? Comer detergente? Subir no armário? Não pode. A gente só entende isso quando alguém ensina. Por que, no trabalho, precisa ser diferente?
Você já parou para pensar em como é sua reação quando recebe um feedback negativo? Quanto e como isso te afeta? Isso vale para líderes e liderados. Ninguém nasce líder. E é ouvindo seus liderados que você aprende a ser um líder melhor, que os faz crescer e que traz resultados à empresa. Ouvir. Ouvir abertamente, ouvir querendo compreender. Se comunicar não é só falar. Nem só saber ouvir. É saber o que fazer com o que ouviu. Como transformar o que ouviu em algo bom para você e para quem falou.
Aprenda a ouvir seus liderados. Ser líder não te torna imbatível, apesar de você ter sido treinado para ser infalível. Não é! Aceitar sua vulnerabilidade é o primeiro passo para o sucesso. Aprender é uma constante, é para a vida toda. Quem compreende isso vai mais longe. O mesmo digo sobre seus líderes. Tente tirar o estigma de chefe malvado que só quer seu mal. Quem sabe ele não tem muito a te ensinar? Depois de descobrir em quem você se transforma quando ouve algo que não quer ouvir, reflita: em quem você QUER se transformar a partir de agora? Seja você o dono do seu destino.
Fundadora da CreScer Group, consultoria renomada no desenvolvimento de lideranças, esposa há 31 anos e mãe da adorável Talyta. Atua há mais de 30 anos no mercado em posições estratégicas nas áreas de gestão de pessoas. É psicóloga, com extensão em psicodrama e assessment pela TTI Sucess Insights e pós-graduada em marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Coach e Mentora com certificação internacional pelo Integrated Coaching Institute, pelo Center for Advanced Coaching e Erlich Organizações, e em metodologias ágeis pela MindMaster. Autora do livro “Um RH Visto de Cima – O que a Alta Administração Espera que Você Saiba para Fazer a Diferença” e coautora de outros quatro livros significativos na área. Eleita profissional do ano pela Associação Brasileira de Liderança nos anos de 2018, 2021 e 2023, combinando assim, experiência, educação e paixão para impactar o campo da liderança empresarial.