Se você é líder e acredita que a liderança se faz na imposição, me desculpe. Você pode ser chefe, mas não é líder. Por mais que sua posição te respalde para decisões arbitrárias, elas são o primeiro passo para uma liderança fracassada, sem respeito mútuo e sem confiança por parte do seu liderado.
Não significa que você não possa tomar decisões. Mas as decisões que envolvem a equipe podem (e devem) ser conversadas, expostas ao time enquanto ideia. Um bom líder ouve seus liderados, leva em conta o que eles dizem — ainda mais quando as decisões os envolvem diretamente. Como não perguntar a quem está ali, no operacional, se novas ideias funcionariam para o seu dia a dia? Parece óbvio, mas não é.
Chefes ao redor do mundo tentam empurrar goela abaixo dos funcionários decisões arbitrárias e unilaterais. E que, muitas vezes, sequer fazem sentido para o dia a dia daquele time. Ouça. Faça uso de uma escuta ativa. Pergunte. Às vezes, a resposta para uma pergunta que te faz matutar está bem ao seu lado.
Dessa forma, você cria um ambiente seguro e de valorização. Seus liderados passam a confiar mais em você e na sua liderança, e juntos vocês chegam às respostas. Não existem vitórias solitárias. Não se esqueçam.
Fundadora da CreScer Group, consultoria renomada no desenvolvimento de lideranças, esposa há 31 anos e mãe da adorável Talyta. Atua há mais de 30 anos no mercado em posições estratégicas nas áreas de gestão de pessoas. É psicóloga, com extensão em psicodrama e assessment pela TTI Sucess Insights e pós-graduada em marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Coach e Mentora com certificação internacional pelo Integrated Coaching Institute, pelo Center for Advanced Coaching e Erlich Organizações, e em metodologias ágeis pela MindMaster. Autora do livro “Um RH Visto de Cima – O que a Alta Administração Espera que Você Saiba para Fazer a Diferença” e coautora de outros quatro livros significativos na área. Eleita profissional do ano pela Associação Brasileira de Liderança nos anos de 2018, 2021 e 2023, combinando assim, experiência, educação e paixão para impactar o campo da liderança empresarial.