Este programa de formação tem por objetivo preparar o novo líder no desenvolvimento de competências na gestão de pessoas, no gerenciamento da rotina e no desenvolvimento de equipes de alta performance.
O sucesso como líder de primeira viagem requer uma mudança grande e o aspecto mais difícil é ser responsável por ser certificar que o trabalho seja realizado pelos outros e não por si próprio. Em geral, os líderes de primeira viagem ofuscam os seus colaboradores com as suas expertises. Abdicar das mesmas tarefas e responsabilidades que lhes renderam um cargo de líder acaba se demonstrando um aspecto incrivelmente difícil da passagem.
A CreScer Group se propõe a contribuir nas mudanças necessárias para um ritual de passagem de um Gestor de si Mesmo para um Gestor de Outros, que fortaleça as habilidades essenciais na cadeira de liderança, incluindo segurança, resiliência e autoestima.
Etapas doProjeto
ACULTURAÇÃO
Reunião com os stakeholders, incluindo uma amostra de gerentes e coordenadores, para entendimento dos principais desafios, fatores críticos e problemas a serem resolvidos.
Dessa reunião nascerão os indicadores comportamentais, de impacto / performance – resultados financeiros e não financeiros a serem atingidos.
Reunião presencial ou online via web – individual.
ENGAJAMENTO
Sensibilizar os participantes em relação ao programa e ao caminho do aprendizado a ser percorrido. Por que estamos juntos, como faremos, o que faremos e como mensuraremos os resultados?
Presencial ou Webinário para acesso de todos.
COMPROMETIMENTO
Pre-works: Baseado na premissa de que cada profissional é responsável e protagonista do seu desenvolvimento, aos líderes serão disponibilizados recursos curados como artigos, vídeos e desafios que os permitam chegar mais preparados para as temáticas a serem debatidas.
Post-works – OPCIONAL: atividades extrassala que envolvam os liderados, com follow-up e feedback do facilitador garantindo a transferência do aprendizado.
EXECUÇÃO
Escopo do Programa é apresentado nos próximos slides.
Reforçamos que para atingirmos os resultados pretendidos todo conteúdo será ajustado aos objetivos e expectativas de resultado do cliente. Da nossa parte o compromisso de tornarmos a parceira perene e bem-sucedida.
MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
Reuniões pré-definidas para análise de resultados e feedback dos superiores imediatos do público.
Relatório final com o parecer dos facilitadores sobre a dedicação, interesse, comprometimento e evolução das lideranças.
Processo:
Mindset de Crescimento – do paradigma do controle para o paradigma da pessoa completa
Líder # Chefe - autoconhecimento (os grandes inibidores: tempo, medo e crenças limitantes)
Estilos de Liderança com Inteligência Emocional; Técnicas de Relacionamento Interpessoal; Valorização da Diversidade; Flexibilidade; Vulnerabilidade.
Comunicação não violenta – Adversidades, Conflitos, Caos - se fazendo entender
Delegação e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
Líder coach – desenvolvimento de equipes autônomas e engajadas confiança e credibilidade
Processos humanizados de Contratação, Onboarding e Demissão
Gerenciamento da Rotina e a Gestão de Resultados: Planejamento, Definição de Prioridades, Gestão Visual, desenvolver um modelo de KPI´s e Dash Boards (medidas de direção)
Staff meeting (motivação e produtividade) – implementando um ritual de monitoramento de resultados
Problemas – Como EU lido, como NÓS nos envolvemos (colaboração), como NÓS resolvemos (cocriação), Como NÓS executamos e melhoramos continuamente.
Feedback do dia a dia e administração de conflitos
Para que possamos atingir os resultados pretendidos todo conteúdo é ajustado aos objetivos e expectativas de resultados do cliente.