Ser RH Estratégico não é para qualquer um!

Os 3 pontos que levam um líder para a contramão do seu verdadeiro papel.
14 de junho de 2017
RH Estratégico no Brasil
15 de agosto de 2017

Ser RH Estratégico não é para qualquer um!

E você vai me agradecer por isso.

São grandes as chances de você ler em algum lugar ou escutar em uma conversa com colegas da área a expressão “Parceiro Estratégico”, principalmente quando o assunto é a área de Recursos Humanos. Espero que você aproveite essas oportunidades para captar o máximo de informações sobre este tema, mas se não o fizer, relaxe – esse termo Parceiro Estratégico ou Business Partner continuará em evidência por muito tempo! E sabe por quê?

A resposta é simples: porque o RH Estratégico é aquele que não fica na mesmice, gosta de desafios e “paga” para suar a camisa. No dia a dia, consegue alinhar as ações da sua área com os objetivos estratégicos do negócio, sempre com visão de longo prazo. Além disso, é capaz de determinar os indicadores de desempenho em prazo reduzido, ao mesmo tempo em que se aproxima dos executivos para assegurar a gestão estratégica da empresa, sem ter receio do porte ou segmento da organização em que atua. Parece difícil, concorda comigo? E, é!  Ser RH Estratégico não é para qualquer um ou as organizações estariam felizes da vida, com vários profissionais atuando como verdadeiros Business Partner.

Afinal, quais são as características mais evidentes desse tão falado RH Estratégico?

Vou enumerar algumas que considero relevantes!

FALA MENOS E FAZ MAIS – O Business Partner é visivelmente identificado por colocar a mão na massa. É capaz de unir a sua arte, o seu propósito de vida, com ações efetivas. Logicamente que pode e deve compartilhar as diárias responsabilidades com seus pares, porém está disposto a participar de cada etapa dos processos que chegam às suas mãos. Não fica de “mi mi mi”, reclamando de tudo ou buscando desculpas para fugir das suas atribuições. Assume 100% de responsabilidade sobre todas e quaisquer situações que a vida lhe apresenta; não terceiriza problemas, muito menos aponta culpados. Coloca a coragem na frente para enfrentar os desafios e se, por acaso, algum assunto foge da sua alçada, vai à procura de respostas junto a várias fontes.


ADICIONA E NÃO DECLARA VALOR –
Esta característica enriquece a presença do RH Estratégico nas empresas. O Business Partner adiciona valor onde está e prova o valor do seu trabalho por meio de números, de resultados alcançados. É um profissional que fica longe de expressões do tipo “Eu sou indispensável à empresa” ou “Se seu sair, sentirão minha falta”. É o tipo de pessoa que não joga confetes em si, tem consciência que a sua missão não é ganhar um concurso de popularidade, sabe que se tornará mais vulnerável quando todos falarem de sua grandiosidade, mas acima de qualquer apontamento – positivo ou negativo – mostra porque está onde está.

CONSTRÓI EMPRESA COMPETITIVA E NÃO CONFORTÁVEL – Se você pensa que trabalhar com um RH Estratégico é significado de moleza, engana-se. Pelo contrário, pois é nesse momento em que o “bicho pega” e todos são convidados para saírem da Zona de Conforto, tornarem a empresa competitiva e pronta para encarar a concorrência de frente. E para os que imaginam: “Atuar perto de um Business Partner é viver num inferno”, outro ledo engano. Isso porque já é comprovado que o RH Estratégico acredita que uma empresa se consolida e fica cada vez melhor através das pessoas. Sendo assim, tem o mindset voltado para: colaboradores alinhados e mais competentes, é igual a felicidade e lucro”.

É PREVENTIVO E NÃO REATIVO – Ser RH Estratégico é atuar como um profissional preventivo, com visão de futuro e que se antecede aos problemas antes mesmo que estes ocorram. É um profissional que tem feeling para o negócio; entende os componentes da receita e atua sobre eles! Você nunca verá um Business Partner sendo reativo, ou seja, agindo apenas dentro dos padrões já existentes de causa e de efeito. Sua característica é ser, digamos, atrevido, ou se preferir o termo mais polido, ousado para usar seu instinto para as exigências e expectativas da empresa e do mercado.

OFERECE MAIS DESEMPENHO –
A área de RH Estratégica fixa-se em oferecer mais desempenho e fazer menos pregação. Como isso acontece na prática? O Business Partner trabalha com medidas de direção. Tem como base os processos e as políticas de Recursos Humanos que são claras e mantém distância da burocracia. Vai mais além: por estar próximo da alta direção, assume declaradamente o papel de agente de mudança e não se esconde embaixo da mesa, pois sabe que a cultura pode acabar com qualquer estratégia. Nos momentos da Tomada de Decisão faz questão de participar e de mostrar como pode contribuir para os objetivos da empresa. Outro ponto relevante: chama para si a responsabilidade de formar lideranças competentes que agreguem valor em todos os níveis organizacionais, gerando impacto direto no desempenho de cada membro das equipes.

Esse assunto sobre Business Partner ou RH estratégico – chame como desejar – não acaba por aqui e vou retomá-lo com você em breve.

Aguardo você, e os seus convidados, para acompanhar a minha próxima publicação. Até breve!

Ah! Se você tem a ultra clareza de que o seu propósito de vida é conectar felicidade com sustentabilidade e perpetuação de marca, clique abaixo e conheça como uma capacitação te levará para um próximo nível. Não se trata só de motivação, mas na essência, de disciplina.

Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria. Atua há mais de 25 anos como gestora na área de RH. É Psicóloga com extensão em psicodrama e em assessment pela metodologia DISC e Pós-graduada em marketing de negócios com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Coach com formação e certificação internacional pela ICI e Mentoring com formação e certificação internacional pelo Center for Advanced Coaching. Autora do livro “Um RH Visto de Cima – O que a Alta Administração Espera que Você Saiba para Fazer a Diferença“